Quando a recusa de um aluno revela mais sobre horizonte de possibilidade do que sobre a disciplina em si
Uma frase que carrega várias outras dentro dela
“Pra que eu quero aprender inglês? Eu não sei nem o português direito. Eu não vou sair do Brasil, não tenho interesse. Inglês é chato, é difícil.”
Se você dá aula de língua estrangeira numa escola de comunidade periférica, já ouviu uma versão dessa fala — talvez com outras palavras, mas com a mesma estrutura de fundo. É tentador reagir a isso como “falta de interesse” e seguir adiante. Mas essa fala, examinada com mais cuidado, não é uma frase só — são pelo menos três discursos diferentes, empilhados, e cada um merece ser desembrulhado separadamente.
Primeiro discurso: “não sei nem o português direito”
Essa frase não é sobre inglês — é sobre autoimagem. Um aluno que já internalizou a ideia de que “não sabe nem o português direito” está carregando um julgamento prévio sobre a própria capacidade, provavelmente construído ao longo de anos de comparação, correção e talvez repetência ou defasagem. Colocar essa frase na frente de “pra que aprender inglês” funciona como uma blindagem: se eu já não sirvo nem pro que é “meu” (o português), por que tentaria algo “de fora” (o inglês)?
Isso conecta diretamente com o que já vimos nesta coluna sobre falta de repertório e expectativa: assim como um aluno pode não ter repertório de possibilidades de futuro, ele também pode não ter repertório de evidência da própria capacidade — porque ninguém, ao longo do percurso escolar, ofereceu experiências suficientes de sucesso pra contrariar essa autoimagem.
Segundo discurso: “eu não vou sair do Brasil, não tenho interesse”
Aqui está o ponto mais rico pra Análise do Discurso: essa frase revela um pré-construído — uma ideia pronta, que circula socialmente, de que a única razão de aprender inglês é viajar para fora do país. Ninguém precisou ensinar essa ideia explicitamente ao aluno; ela circula de forma tão naturalizada na cultura em geral (em piada, em propaganda de curso de idiomas, na fala de adultos ao redor) que o aluno a repete como se fosse dele, sem perceber que está reproduzindo um script já dado.
O problema não é a lógica da frase — é o que ela apaga. Inglês hoje está presente em praticamente toda a internet que o próprio aluno consome sem perceber: nome de jogo, música que ele ouve, vídeo que assiste, aplicativo que usa, termos de tecnologia, legendas, comentário em rede social internacional. Se o único uso de inglês que o aluno consegue imaginar é “viajar pra fora”, isso não é porque essa seja realmente a única utilidade — é porque ninguém mostrou a ele, de forma concreta e próxima, os outros usos que já fazem parte da vida dele, mesmo sem ele nomear isso como “inglês”.
Terceiro discurso: “é chato, é difícil”
Essa é a camada mais defensiva da fala. Dizer que a matéria “é chata” costuma ser mais fácil de admitir do que dizer “eu tenho medo de não conseguir” — e é um mecanismo parecido com o que já vimos no artigo sobre o discurso do “descaso”: nomear a dificuldade como desinteresse é menos exposto do que nomear como medo de fracassar.
Juntando as três camadas
O que parece, à primeira vista, uma recusa simples e direta (“não quero, não serve, é chato”) é, na verdade, a sobreposição de uma autoimagem fragilizada, um repertório limitado de para que serve a língua estrangeira, e uma defesa contra a exposição ao possível fracasso. Responder só à camada de superfície (“mas inglês é importante, você vai precisar!”) tende a não funcionar, porque não toca em nenhuma das três causas reais por trás da fala.
O que fazer com isso, na prática
Mostrar usos concretos e próximos do inglês, não abstratos. Em vez de argumentar sobre a importância genérica do inglês pro futuro (argumento que soa distante justamente para quem tem repertório de futuro limitado, como já vimos), mostrar usos imediatos: o nome do jogo que ele joga, a música que ele escuta, o termo técnico do aplicativo que ele usa todo dia. Isso ataca diretamente o pré-construído de “só serve pra viajar”.
Separar dificuldade de português da capacidade de aprender língua nova. Vale nomear, com cuidado, que dificuldade em português não determina automaticamente dificuldade em aprender outro idioma — são processos relacionados, mas não idênticos, e cada aluno pode ter facilidades diferentes em cada um.
Reconhecer o medo por trás do “é chato”, sem confrontar diretamente. Em vez de insistir “não é chato, é legal!”, pode ajudar mais validar a dificuldade real (“é normal achar difícil no começo”) e, a partir daí, quebrar a tarefa em passos pequenos o suficiente pra gerar uma primeira experiência de sucesso — o que ataca a causa raiz (medo de fracassar) em vez de discutir só o rótulo (“chato”).
Fechando
Esta fala do aluno, ouvida sem análise, soa como desinteresse adolescente comum. Examinada com mais cuidado, ela é quase um resumo de tudo que esta coluna já discutiu sobre repertório, autoimagem e expectativa em contextos de poucas referências — só que, dessa vez, dita na primeira pessoa, pelo próprio aluno, em vez de observada de fora pelo professor.
Continuação da reflexão sobre repertório e expectativa de futuro, iniciada nos artigos “Quando a Resposta é Eu Não Sei” e “O Futuro que Imaginamos Pro Aluno”.
