O Professor Também é Construído pelo Discurso

Depois de examinar o discurso sobre o aluno em tantos artigos, é hora de virar o espelho

Uma pergunta que raramente se faz

Esta coluna já examinou, em quase trinta artigos, o que o discurso escolar constrói sobre o aluno: “turma fraca”, “aluno de inclusão”, “aluno ideal”, “descaso”. Mas existe um sujeito que aparece em todas essas análises sem nunca ser, ele mesmo, examinado: o professor. E o discurso sobre quem é — ou deveria ser — um professor também carrega formação discursiva, também produz expectativa, e também pode aprisionar tanto quanto liberta.

“Você tem dom pra isso”

Poucas frases circulam com tanta naturalidade quanto essa, dita a quem escolhe a docência. Ela parece um elogio — e muitas vezes é dito com carinho genuíno. Mas repare no que ela pressupõe: que ensinar bem é um talento inato, quase uma vocação divina, não uma competência técnica construída por formação, estudo e prática. Essa formação discursiva específica — o professor como “vocacionado” — tem um efeito colateral sério: se ensinar bem é dom, então quem enfrenta dificuldade real na profissão pode interpretar isso como “eu não tenho o dom”, em vez de “isso é uma competência que ainda estou desenvolvendo, como qualquer outra”.

“Guerreiro da educação”

Outra formação discursiva recorrente, cada vez mais comum em campanha e homenagem ao Dia do Professor: a imagem do educador como “guerreiro”, alguém que resiste e vence apesar de tudo — salário baixo, sala cheia, falta de recurso, desvalorização. Essa fala nasce de reconhecimento genuíno de uma realidade difícil, e nesse sentido tem intenção boa. Mas o efeito colateral é sutil: “guerreiro” pressupõe alguém que deveria continuar lutando, resistindo, dando conta — não alguém cujas condições de trabalho deveriam, antes de mais nada, mudar. Louvar a resistência, sem antes questionar por que ela é necessária, corre o risco de naturalizar a precariedade em vez de combatê-la — o mesmo mecanismo que já vimos, aplicado a outro contexto, no artigo sobre naturalização da infraestrutura escolar.

“Professor não trabalha, tem missão”

Essa formulação, ainda mais extrema, desliza a docência pra fora do território de trabalho remunerado, cobrado, com direito trabalhista — e a coloca num território de sacrifício quase religioso. Nomear isso como “missão” em vez de “profissão” tem consequência prática real: torna mais difícil reivindicar condição de trabalho, salário e reconhecimento, porque quem está numa “missão” não deveria, supostamente, reclamar de condição material.

O que essas formações discursivas produzem, juntas

Vocação, guerreiro, missão — as três, juntas, constroem uma imagem de professor que deveria ensinar bem por talento natural, resistir com força heroica, e fazer tudo isso por amor, não por remuneração justa. É uma imagem pesada de carregar, e que dificulta, discursivamente, qualquer reivindicação legítima sobre condição de trabalho — porque pedir mais tempo de planejamento, salário melhor ou turma menor soa, dentro dessa formação discursiva, como se estivesse contradizendo a própria “vocação” ou “missão” que supostamente motiva a escolha profissional.

Uma conexão com o restante da coluna

Isso conecta diretamente com o artigo desta coluna sobre o discurso institucional de cobrança de planejamento: pedir que o professor “planeje melhor” sem garantir tempo protegido pra isso é mais fácil de sustentar discursivamente quando o professor já foi construído, de antemão, como alguém “vocacionado” que deveria dar conta de qualquer jeito, “por amor à profissão”.

O que fazer com essa percepção

Reconhecer competência técnica como técnica, não como dom. Dizer “sou boa nisso porque estudei e pratiquei” em vez de “tenho dom pra isso” muda, discursivamente, o próprio professor de lugar — de sortudo com talento inato pra profissional que construiu uma competência real.

Notar quando “guerreiro” e “missão” substituem reivindicação legítima. Reconhecer a dificuldade real da profissão não precisa vir empacotado em linguagem que torna mais difícil pedir mudança material nas condições dessa mesma dificuldade.

Separar amor pela profissão de aceitação de condição precária. É plenamente possível amar ensinar e, ao mesmo tempo, considerar inaceitável a falta de tempo de planejamento, salário baixo ou turma superlotada — as duas coisas não se cancelam.

Fechando

Depois de tantos artigos examinando o discurso que constrói o aluno, virar essa mesma lente pro professor parece justo — e talvez necessário. A pergunta que fica não é “sou ou não sou vocacionada, guerreira, movida por missão” — é: que efeito prático esse tipo de discurso sobre mim mesma produz, e ele me ajuda, ou me atrapalha, a pedir o que realmente preciso pra fazer bem o trabalho que escolhi?


Reflexão de fechamento de ciclo desta coluna, virando a lente da Análise do Discurso do aluno para o próprio professor.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima